• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 05-May-2024 11:25:05 -03

    Paciente-robô será usado para treinamento em oncologia

    DE SÃO PAULO

    17/12/2014 01h43

    Os robôs estão a serviço da medicina, dessa vez como pacientes. No Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), foi construído o Centro de Simulação Realística, concebido para auxiliar no treinamento dos profissionais da rede oncológica do Estado.

    A proposta era criar um ambiente que reproduzisse fielmente o cotidiano dos pacientes com câncer e dos profissionais que os tratam.

    Os pacientes-robôs têm "batimentos cardíacos", abrem e fecham os olhos sozinhos, inflam o tórax para "respirar", podem tossir e até mesmo vomitar.

    Os profissionais poderão treinar procedimentos simples como injeção e coleta de sangue e até mesmo outros mais complexos como intubação e ressuscitação cardiorrespiratória.

    Divulgação
    Centro de Simulação Realística do Icesp, que será usado para aprimorar formação de profissionais da oncologia
    Centro de Simulação Realística do Icesp, que será usado para aprimorar formação de profissionais da oncologia

    Para a experiência ser perfeita, até mesmo a arquitetura foi levada em conta. As salas de treinamento foram construídas para serem idênticas aos leitos e aos consultórios médicos do hospital –para que o estresse gerado na tomada de decisão para tratar as máquinas possa imitar o que ocorreria na realidade.

    Depois, todos os procedimentos realizados podem ser revistos e debatidos, permitindo também o aprendizado com a discussão dos casos.

    O investimento realizado no centro foi de R$ 1,5 milhão.

    "O objetivo do treinamento é capacitar nossos profissionais para lidarem com os imprevistos de maneira rápida e mais organizada, proporcionando qualidade e melhoria na assistência", diz Paulo Hoff, diretor geral do Icesp.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024