• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 28-Apr-2024 17:02:54 -03

    Em livro, ator Aziz Ansari ensina como se dar bem na paquera digital

    MARIANA VERSOLATO
    EDITORA-ADJUNTA DE "COTIDIANO"

    05/04/2016 01h26

    Quanto tempo esperar antes de responder à mensagem do pretendente para não parecer ansiosa demais? Como recusar o convite que chegou no WhatsApp daquele cara que é bonito e bacana mas, sei lá, não empolgou? E como diabos interpretar um emoji de olhinhos de coração que o moço envia no fim da noite, depois de não te dar muita bola?

    Respostas para questões tão atuais, angustiantes e comuns –bom, com exceção da última, talvez um tanto específica... – estão em "Romance Moderno", primeiro livro do ator e agora expert em relacionamentos na era digital Aziz Ansari, 33. A obra acaba de chegar ao Brasil.

    Veja as dicas do ator no infográfico abaixo

    Amor digital

    Quem assistiu à série "Master of None", criada e protagonizada pelo americano e lançada em 2015 pela Netflix, sabe que o tema lhe é caro.

    Em um dos episódios, seu personagem, Dev, pira com a demora em receber uma resposta de uma menina, depois de convidá-la para um show. Um amigo sugere que a garota pode estar ocupada, mas ele sabe que não é o caso. "Dei uma espiada no Instagram dela, e ela postou um vídeo estourando plástico bolha. O que tem de errado com as pessoas?"

    Mas, para escrever o livro, o artista resolveu ir além e encarou o assunto a sério: associou-se ao sociólogo Eric Klinemberg e, entre 2013 e 2014, os dois entrevistaram centenas de pessoas, conduziram pesquisas de campo em cinco países e leram pilhas de livros e estudos.

    O objetivo era entender melhor os dilemas que surgem nos relacionamentos modernos e o que a ciência tem a dizer sobre tudo isso. A iniciativa surgiu depois de o próprio ator viver algumas situações angustiantes (como o sumiço virtual de uma menina com quem ele havia saído e que supostamente também tinha curtido o encontro) e perceber que estamos todos no mesmo barco, sem saber direito como agir.

    K.C. Bailey/Netflix
    Noël Wells e Aziz Ansari na primeira temporada da série 'Master of None', da Netflix
    Noël Wells e Aziz Ansari na primeira temporada da série 'Master of None', da Netflix

    Jovens solteiros e conectados que vivem em cidades grandes se identificarão imediatamente com as situações descritas por Ansari –mas não só eles.

    Como ele bem lembra, os mais novos se sentem muito mais confortáveis enfrentando sua vida amorosa via mensagem, inclusive terminando romances (o ator chega a indagar: o que será que passará a ser banal no futuro? Seu médico mandar um SMS para avisar que você tem câncer de testículo?).

    Só que à medida que o tempo passa, a comunicação via mensagem de texto passa a valer para todas as faixas etárias.

    O fato é que, hoje, os relacionamentos passam pelas telas. Mas não foram só os recursos que usamos que mudaram, aponta Ansari. Nossos desejos e objetivos também são diferentes daqueles dos nossos pais e avós, afirma ele.

    Antes, as pessoas se casavam basicamente com quem morava por perto e em busca de companheirismo. Hoje, o "dá pro gasto" não cabe mais, e daí vem a busca épica pela tão sonhada pessoa ideal. E quanto mais opções, mais difícil fica escolher.

    Por outro lado, quando essa busca é bem-sucedida, a recompensa tende a valer a pena.

    A CIÊNCIA EXPLICA

    Em sua pesquisa, o ator/escritor descobriu, entre outras coisas, que "infelizmente" jogos parecem funcionar (veja mais resultados no infográfico acima). Ele cita estudos que mostram que, quando as cobaias não conseguem prever se empurrar uma alavanca lhes trará comida, seu interesse pelo prêmio aumenta. Em outro experimento, mulheres ficaram mais interessadas em homens que ficaram indecisos sobre seus perfis do que naqueles que as aprovaram ou recusaram.

    Ou seja: seu conselho é faça-se de difícil. Não responda uma mensagem imediatamente para não pensarem que você não tem mais nada a fazer.

    Outras dicas incluem inventar uma desculpa na hora de dispensar um pretendente por mensagem –segundo ele, preferimos ouvir uma mentira a pensar que o problema é com a gente.

    Romance Moderno
    Aziz Ansari, Eric Klinenberg
    l
    Comprar

    O tom do livro é bem-humorado, como era de se esperar –dá quase para ouvir a característica voz de Ansari em piadas, metáforas e exemplos engraçadíssimos, mérito da tradução de Christian Schwartz. Por isso também algumas dicas ficam no limiar da zoeira, como "o último a mandar a mensagem GANHA!".

    De todo modo, é claro que não se deve seguir tudo ao pé da letra. Vale aquele velho aviso de absorver aquilo que faz sentido para cada um. No fim, basear os passos que você vai dar em cada página do livro pode tirar toda a graça e espontaneidade da coisa e acabar sendo um tiro no pé...

    *

    ROMANCE MODERNO - UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RELACIONAMENTOS NA ERA DIGITAL
    AUTOR Aziz Ansari (tradução de Christian Schwartz)
    EDITORA Paralela (selo da Companhia das Letras), 288 págs.
    PREÇO R$ 44,90

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024