• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 05-May-2024 11:45:31 -03

    Maquiagem é usada para redesenhar o corpo e até 'aumentar' os seios

    JULIANA CUNHA
    DE SÃO PAULO

    26/04/2016 02h00

    Popularizado por exemplos exagerados como o da maquiagem que Kim Kardashian usa até para ir à padaria (se lá fosse), o "contorno" deixa de aparecer apenas nas bochechas, para afiná-las, e começa a ser usado para redesenhar o rosto, os músculos do corpo e até para dar a impressão de seios maiores.

    A técnica consiste em usar truques de luz e sombra para realçar e disfarçar certas características. Em maquiagem, isso significa escolher bases de tons diferentes —maquiadores profissionais chegam a usar cinco cores numa mesma pessoa—, em um intrincado jogo de claro e escuro que faria inveja a pintores renascentistas.

    Os efeitos mais comuns são afinar a face e diminuir testas e narizes proeminentes, mas no mercadão do contorno tem tutorial para tudo, incluindo afinamento de nuca e pescoço e desenho de orelha, esse último endossado por fundamentalistas da maquiagem como a socialite Kylie Jenner, irmã de Kim.

    A técnica, que em princípio sempre foi usada tanto na moda quanto em cabelos e maquiagem, virou assunto a partir de 2011. Foi nesse ano que Stella McCartney apresentou sua coleção de inverno repleta de vestidos superjustos em que uma moldura preta nas laterais dava a impressão de uma silhueta mais enxuta. No mesmo ano, começaram a surgir no YouTube tutoriais em que mulheres mudavam de feições com mapas das regiões que deviam ser escurecidas e iluminadas.

    "Tudo que você escurece, retrai visualmente, parece menor. Já o que você ilumina, avança e parece maior. Isso pode ser aplicado no cabelo, na maquiagem ou na roupa, é o mesmo truque de ilusão de ótica", explica a consultora de estilo Fernanda Resende, da Oficina de Estilo.

    Uma pessoa que queira parecer mais magra, por exemplo, pode usar uma camisa mais clara com uma terceira peça (terno, cardigã ou colete) mais escura por cima. "Além de criar uma verticalidade no centro do corpo que dá uma impressão de alongamento, isso faz com que o olho da gente descarte as laterais e se concentre naquela faixa estreita e iluminada que está chamando mais atenção", explica Resende.

    Do mesmo modo, usar bronzeadores para escurecer as laterais das pernas ou da barriga e iluminar o centro faz com que essas regiões pareçam mais magras. "Em maquiagens cênicas, desenhamos os músculos dos bailarinos para destacá-los. Desfiles de moda praia também usam esse truque para dar volume ao corpo das modelos", explica a maquiadora Chloé Gaya, do Jacques Janine.

    Para dar uma impressão de seios maiores, por exemplo, basta aplicar uma camada de base iluminadora na parte superior dos seios e um pó bronzeador no centro, formando um "v". Outro truque corriqueiro na maquiagem corporal é destacar as clavículas para parecer mais magro.

    Já para afinar o rosto é possível bronzear a lateral ou fazer luzes. "Mechas mais claras pouco abaixo da raiz deixam a face mais alongada", explica a visagista Débora Gotlib, do salão Casa Júpiter.

    Embora haja diferentes níveis de contorno, essa não é, de modo geral, uma técnica para quem busca um resultado "natural". "Claro que dá para fazer algo mais sutil, só com pó bronzeador e um iluminador, mas não dá para conciliar um efeito radical com uma maquiagem imperceptível", diz Gaya.

    Para ela, contorno vem na esteira das maquiagens que se opõem à aparência "natural". "De um lado vemos pessoas buscando bases cada vez mais leves, tudo muito discreto, de outro temos aqueles que assumem o artifício e resolvem de divertir com ele."

    Passar horas desenhando músculos e feições pode parecer uma futilidade para muitos mas, na roleta da vaidade, não é tão diferente de passar horas esculpindo músculos na academia e menos agressivo do que apelar para bisturis. Uma coisa que horas de vídeos de contorno no YouTube podem ensinar é que beleza é uma equação intrincada que envolve tempo livre, luz certa e gosto. Só evite tocá-la.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024