• Equilíbrio e Saúde

    Saturday, 18-May-2024 01:22:24 -03

    Quais aparelhos cansam menos a vista: tablet, leitor digital ou celular?

    DE SÃO PAULO

    07/05/2016 02h23

    Quais são os aparelhos eletrônicos que cansam menos a vista: tablet, leitor digital, computador ou celular?

    Não há na literatura médica nenhum estudo comparando o grau de cansaço dos olhos em relação a cada aparelho usado, diz o oftalmologista e professor da Unifesp Paulo Augusto de Arruda Mello.

    Segundo Mello, não há evidência científica sequer de que o uso de eletrônicos seja prejudicial à visão. "O que sabemos é que o alto contraste é um problema. Mesmo em livros, é melhor ler numa página amarelada do que numa folha branca. O tempo de uso também é prejudicial", diz.

    Aí entra a questão do fascínio que os eletrônicos exercem. Poucas pessoas passam quatro horas lendo um livro ininterruptamente, vidradas, quase sem piscar, mas muitas fazem isso diante de eletrônicos. Segundo o médico, a propaganda de alguns leitores eletrônicos que afirmam ser menos cansativos do que tabletes e computadores não tem base científica. Usar telas de proteção no computador também não é uma medida comprovada.

    "Eu recomendo que a pessoa reduza o contraste do aparelho e faça intervalos no uso. Quem tem problemas como secura ocular ou um grau um pouco desajustado pode sofrer mais, e a solução seria resolver essas questões", finaliza.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024