• Equilíbrio e Saúde

    Friday, 26-Apr-2024 09:12:21 -03

    SAÚDE RESPONDE

    Sou obeso, compulsivo e dependente químico. Devo fazer bariátrica?

    DE SÃO PAULO

    25/06/2016 02h00

    Sou obeso, comedor compulsivo e dependente químico e tenho 65 anos. O médico disse que se eu fizesse a cirurgia bariátrica ficaria ainda mais viciado. Ele está certo?

    O paciente em questão tem um problema de compulsão que se expressa na relação com a comida e com as drogas. Isso não constitui uma contraindicação absoluta para a cirurgia bariátrica, mas torna o caso mais complexo, explica o médico Josemberg Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

    Segundo Campos, todo processo de emagrecimento radical traz o risco de que o paciente direcione sua compulsão por comida para outras substâncias.
    "Ele precisaria fazer um acompanhamento psiquiátrico antes de pensar em operar", diz.

    Outro fator a ser levado em consideração é a idade do paciente. "A conta do risco versus benefício nem sempre recomenda uma cirurgia no caso de idosos", conclui.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024