• Equilíbrio e Saúde

    Thursday, 02-May-2024 14:39:40 -03

    Cabelos platinados atraem jovens e quem quer assumir os fios brancos

    HELOÍSA NEGRÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/12/2016 02h00

    euninagabriella/Instagram
    A blogueira Nina Gabriella, que tinge cabelos de branco
    A blogueira Nina Gabriella, 25, que tinge cabelos de branco

    Não é de hoje que mulheres mais velhas resolveram abandonar os retoques frequentes de tintura e assumir os fios brancos.

    A novidade é que esses fios brancos, muitas vezes platinados, também andam sendo desejados pelas mais jovens. De quebra, quem estava com os cabelos acinzentados embarcou na moda e passou a pintar o cabelo de branco quase brilhante.

    "Os platinados estão voltando. Em alguns casos, misturamos pigmento azul para deixar bem branco, com um fundo azulado", explica Roni César, do Circus Hair, salão que atrai público moderninho na rua Augusta, em São Paulo.

    Os fios artificialmente brancos já passaram até pelas cabeças de cantoras pop como Rihanna, Lady Gaga, Pink e Kelly Osbourne.

    "As brasileiras demoraram para ter coragem e daí foi uma febre em 2015 e 2016", afirma o cabeleireiro e maquiador Wilson Eliodorio.

    As mulheres naturalmente grisalhas se beneficiaram com a proliferação de produtos específicos para cabelos platinados, brancos e acinzentados. Xampus roxo (que retiram o aspecto amarelado) e tinturas em diferentes tons de branco ou loiro platinados hoje aparecem aos montes nas prateleiras de perfumarias.

    Cabeleireiro há 35 anos, Ari Persan diz que os tratamentos de pele ajudaram as mulheres a assumir os brancos.

    "Uma pele mais jovem com os cabelos brancos e um corte bacana deixam a mulher moderna e sensual, sem parecer vovozinha", diz. Nas suas clientes, ele gosta de usar tonalizantes dourados, para evitar que os fios brancos fiquem amarelados.

    A produtora executiva Soraya Chara, 55, já se acostumou a ser parada na rua para responder sobre o seu cabelo, totalmente branco. "Eu comecei a ficar grisalha muito nova. Em 2012, o meu cabeleireiro veio com a ideia de deixar branco e foi uma libertação', afirma.

    Soraya, que usa uma tinta com descolorante para deixar os fios brancos, agora só retoca as raízes a cada dois meses. "Antes era um inferno, a cada 15 dias eu tinha de ir no salão."

    Como sempre pintou o cabelo, Soraya teve de cortar curtinho antes de aderir ao branco. Isso porque, como se fala nos salões, tinta não clareia tinta.

    "Se a mulher é grisalha, pinta o cabelo de loiro, e quer ficar branca ou platinada, dá para ir clareando algumas mechas e a raiz, enquanto o cabelo vai crescendo e as pontas sendo cortadas. Mas para quem usa tintas escuras, como castanho-médio ou castanho-escuro, o único jeito é cortar o máximo que puder e esperar crescer", diz Roni César.

    O motivo é que ao clarear os castanhos artificiais, eles podem ficar alaranjados –um tom cor de água de salsicha. Para quem não quer cortar radicalmente, Persan indica usar colorações temporárias somente na frente e na parte de cima do cabelo para disfarçar o crescimento e não deixar a raiz tão a mostra.

    CUIDADOS

    Roni César conta que o que mais faz é mandar para casa cliente que quer ficar com os fios platinados, já que poucos cabelos aguentam o que ele chama de paulada da descoloração.

    "O cabelo tem uma vida útil. Você pode até descolorir tudo de uma vez, mas, quando for retocar a raiz, na emenda entre o natural e o loiro, os cabelos podem ficar tão fragilizados a ponto de cair", explica o profissional.

    A blogueira Nina Gabriella, 25, tem nos fios cacheados brancos acinzentados sua marca registrada. Há dois anos e meio, a cabeleireira errou e clareou demais os fios. Passado o susto inicial, ela acabou gostando.

    "Fiquei um ano sem retocar a raiz porque ele estava muito fragilizado. Passei todo esse tempo só tratando do cabelo. E, então, quando fui retocar, já aproveitei para cortar também e tirar toda a ponta fragilizada", conta. A blogueira diz que as mulheres que optam por descolorações mais fortes devem estar conscientes de que o cabelo estraga e, uma hora ou outra, terá de passar pela tesoura.

    E olha que Nina trata bem dos fios. Uma vez por semana, ela mistura creme matizador roxo –produto que neutraliza a cor do cabelo e tira tons alaranjados de loiros– com hidratante.

    Já Soraya conta que usa um xampu lilás diariamente e também aplica máscaras de tratamento.

    Roni César sugere um cuidado maior: ele aconselha quem clareia totalmente os fios escuros a fazer cauterização no salão de beleza a cada um mês e meio, além da manutenção em casa.

    Quem quiser aderir aos fios claros, deve pesquisar bem antes de escolher o cabeleireiro. Nina indica fuçar nas redes sociais para saber se o profissional já fez esse tipo de trabalho. Além disso, a avaliação dos fios é muito importante. "Se você chegar e ele já começar a te preparar para o procedimento, desconfie.

    É preciso ter muita conversa e análise antes", diz.

    Enquanto as mais jovens apelam para os descolorantes mais "pesados", quem é naturalmente grisalha caminha na direção oposta. "Há uma tendência de fazer luzes brancas e platinadas nesses fios. Assim, aproveitamos o branco natural para dar esse efeito iluminado no cabelo", afirma Wilson Eliodorio.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024