• Equilíbrio e Saúde

    Monday, 29-Apr-2024 12:54:38 -03

    Expectativa de vida de mulheres nascidas em 2030 deve passar dos 90

    DE SÃO PAULO

    22/02/2017 02h00

    Lalo de Almeida/Folhapress
    Idosa caminha pela rua Maranhão, em Higienópolis
    Idosa caminha pela rua Maranhão, em Higienópolis

    Apesar do impacto negativo das doenças cardiovasculares e do câncer, o cenário do envelhecimento está melhorando –ao menos em países mais desenvolvidos.

    Um novo estudo publicado na noite desta terça (21) na revista científica "Lancet" se valeu de projeções estatísticas para concluir que existe uma grande chance de, em 2030, muitas pessoas –especialmente mulheres– passarem dos 90 anos de idade.

    Essa média altíssima deverá ser observada especialmente na Coreia do Sul, que experimenta um pronunciado desenvolvimento social. No país, haverá uma chance de 90% de a expectativa média de vida das mulheres ser de ao menos 86,7 anos. A chance correspondente para superarem os 90 é de 57%.

    Os homens, sejam sul-coreanos ou não, têm menos sorte: dados de 2010 mostram que a média de anos vividos é sempre menor que a das mulheres, variando entre 3,9 (Nova Zelândia) e 8,5 (Polônia) anos de desvantagem.

    Mas o futuro promete ser mais generoso com o sexo masculino: com exceção do México, a diferença entre a expectativa homens e mulheres nos outros 34 países analisados deve diminuir nas próximas décadas.

    Os maiores desafios dos países, escrevem os autores, em sua maioria baseados no Imperial College em Londres, será adaptar os sistemas de saúde e adequar a previdência social.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024