• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 28-Apr-2024 17:20:08 -03

    SAÚDE RESPONDE

    O que é traço falcêmico? Pode ser perigoso?

    DE SÃO PAULO

    10/06/2017 02h00

    isis325/Flickr
    O traço falciforme não provoca sintomas ou anemia
    O traço falciforme não provoca sintomas ou anemia

    Quais os efeitos do traço falcêmico na saúde? Ouvi dizer que, com a condição, não é a possível a realização de exercícios pesados. Isso é verdade?
    J.R.

    O traço falcêmico ou falciforme ocorre quando a pessoa possui apenas uma cópia do gene defeituoso responsável pela anemia falciforme, séria doença crônica.

    A anemia falciforme é causada por hemoglobinas anormais que podem causar obstruções vasculares.

    Já o traço falciforme não provoca sintomas ou anemia.

    Não há evidências científicas de que exercícios físicos de alta intensidade causem problemas para os que possuem o traço.

    Contudo, a condição pode ter ação sobre os rins, diminuindo a concentração e aumentando a quantidade de urina. Resultado: mais idas ao banheiro. Entre mulheres com o traço, há maior incidência de infecção urinária na gravidez.

    "Para casais em que um é portador de traço falciforme, recomenda-se aconselhamento genético para saber dos riscos de gerar um filho com alguma forma mais grave de doença falciforme", diz Kleber Fertrin, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024