• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 28-Apr-2024 01:08:44 -03

    SAÚDE RESPONDE

    Por que quando uso cotonete fico com vontade de tossir?

    DE SÃO PAULO

    05/08/2017 02h00

    Vincent Kessler/Reuters
    É importante deixar claro que não se deve fazer a higiene auricular com cotonetes
    É importante deixar claro que não se deve fazer a higiene auricular com cotonetes

    Sempre que uso um bastonete flexível com ponta de algodão (cotonete) para limpar meu ouvido esquerdo sinto uma forte vontade de tossir ao pressionar o bastonete contra uma das paredes do meu ouvido (para frente). Isso tem alguma lógica?
    R.H

    Alguns nervos cranianos passam pela região do ouvido para alcançar o resto do corpo. Esse é o caso do nervo vago, que atua no coração, pulmões e sistema digestório.

    Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse.

    Contudo, uma importante ressalva sobre o assunto precisa ser feita: "Não é para usar hastes flexíveis com ponta de algodão no ouvido. Não é para colocar nada no ouvido", afirma Olavo Mion, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facil.

    O uso de cotonetes pode causar causar lesões na pele do ouvido, em nervos e na membrana do tímpano.

    O médico afirma que a cera não deve ser tratada como sujeira. Ela funciona para proteção do ouvido e, por isso, não deve ser retirada.

    Segundo Mion, a higienização deve ser feita somente na área externa do ouvido com uma toalha ou lenço de papel.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024