• Equilíbrio e Saúde

    Saturday, 27-Apr-2024 21:06:04 -03

    SAÚDE RESPONDE

    Quais os riscos de usar o mesmo absorvente por muito tempo?

    DE SÃO PAULO

    18/11/2017 02h00

    Elisabeth Steger/Flickr
    Ficar com o mesmo absorvente por muito tempo pode causar irritação na pele
    Ficar com o mesmo absorvente por muito tempo pode causar irritação na pele

    Ouvi dizer que posso ter infecções sérias se ficar mais de 12 horas com um absorvente. Quais são os riscos de usar o mesmo absorvente por muito tempo?
    K.T.

    Não há perigo em ficar por mais de 12 horas com o mesmo absorvente, segundo José Maria Soares Jr., ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

    "O risco maior é encher o absorvente, vazar e sujar a roupa", afirma o ginecologista.

    Ao ficar por muito tempo com o mesmo absorvente, o que pode ocorrer é uma irritação na pele.

    Soares Jr. afirma que, de toda forma, costuma-se recomendar a troca de absorventes três vezes por dia, mas que isso pode variar de acordo com a intensidade do fluxo menstrual.

    No entanto, há maiores chances de ocorrência de quadros infecciosos em mulheres que usam roupas e calcinhas justas ou de materiais sintéticos.

    O especialista afirma também que se deve evitar o uso de absorventes que sejam perfumados e a utilização frequente fora do período menstrual, ou seja, sem necessidade.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024