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    Cliente faz chocolate personalizado em passeio por fábrica nos Jardins

    MARÍLIA MIRAGAIA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/06/2013 04h30

    A experiência proposta pela Cau Chocolates e pela agência Jazz Side para o Dia dos Namorados (não só restrita ao dia 12) foi buscar inspiração no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates".

    Diga-se, na sua versão mais açucarada, de 1971, com Gene Wilder no papel de Willy Wonka -e não na mais recente e sombria, dirigida por Tim Burton.

    Como na obra, a viagem a uma fábrica de chocolate (no caso, a da Cau, nos Jardins, em São Paulo) é possível para quem compra um tíquete dourado. Ele vem em uma caixa de chocolates, à venda pela Jazz Side, uma agência de entretenimento personalizado.

    Com o passaporte em mãos, o casal pode conhecer o espaço (mais modesto do que o da película, decerto) onde são preparados os chocolates e fazer a própria caixa sob orientação da chef Luciana Lobo, à frente da Cau Chocolates.

    Ela recepciona os namorados com uma pequena degustação para ensinar como identificar um produto de qualidade. Aprende-se, por exemplo, a diferenciar chocolate feito com gordura hidrogenada do que usa manteiga de cacau -esta última versão derrete facilmente na boca.

    Não tarda até que se coloque a mão na massa. O primeiro passo é escolher o formato dos bombons, os ingredientes e a decoração.

    Depois, é hora de preencher forminhas com o chocolate que sai de uma máquina e (tentar) pilotar sacos de confeito para o recheio.

    Durante o percurso, que leva cerca de uma hora e custa R$ 1.750 para o casal, Luciana conduz os aprendizes pela produção e fala sobre a evolução do produto na história e sobre técnicas de preparo.

    EXCLUSIVO

    Há uma sugestão complementar para o Dia dos Namorados. A Cau vai receber um único casal que, depois de visitar a produção e preparar os chocolates, fará, na loja, um jantar elaborado de acordo com suas preferências. O preço, mais uma vez, não é doce: R$ 3.860, com vinho.

    PASSEIO PELAS FÁBRICAS

    Nestlé (Caçapava/SP)
    O passeio percorre 1 quilômetro por um túnel que conta a história da empresa e atravessa a linha de produção -vista apenas de cima- de bombons e barras. A visita, de 1h, feita às sextas, acaba na loja de fábrica. É preciso reservar e só são aceitos grupos de até dez pessoas.
    Endereço av. Henry Nestlé, 1.800, tel. 0/xx/11/2145-0845, www.nestle.com.br
    Quanto R$ 10

    Planalto (Gramado/RS)
    As duas lojas da marca em Gramado mantêm a produção aberta a visitas -não é preciso agendar, mas elas só acontecem em dias úteis. Na maior delas, no caminho para Canela, além de conhecer a produção através de vitrines, degusta-se um bombom e um chocolate quente.
    Endereço Rua João Carniel, 689, tel. 0/xx/54/3286-1701, www.chocolateplanalto.com.br
    Quanto gratuito

    Garoto (Vila Velha/ES)
    A visita à fábrica dura 1h30 e passa por dutos que transportam ingredientes, pela linha de produção e pelas máquinas embaladoras, com uma parada para degustação de nove produtos da marca. Também se conhece um museu da marca. É preciso reservar. Visitas de segunda a sexta.
    Endereço pça. Meyerfreund, 1, tel. 0/xx/27/3320-1708, www.garoto.com.br
    Quanto R$ 10; R$ 13 a partir de julho

    CAU (São Paulo/SP)
    A chocolateria nos Jardins criou dois pacotes para o Dia dos Namorados: em um deles, o casal visita a produção, guiado pela chef Luciana Lobo, e cria os próprios bombons para levar para casa; em outro, finaliza o passeio com um jantar personalizado à luz de velas.
    Endereço alameda Peixoto Gomide 1.740, tel. 0/xx/11/2362-2302, www.jazzside.com.br
    Quanto R$ 1.750 (visita); R$ 3.860 (jantar)

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