• Comida

    Thursday, 16-May-2024 06:03:04 -03

    Guia 'Descorchados' vai ter vinhos brasileiros pela primeira vez

    GUSTAVO SIMON
    DE SÃO PAULO

    15/12/2014 12h00

    O guia "Descorchados", publicação que é referência no gênero de vinhos na América Latina, terá uma importante novidade na edição de 2015, a ser lançada em março que vem: a inclusão de rótulos brasileiros na seleção.

    Será a primeira vez, desde sua criação, que o guia terá a indicação de vinhos brasileiros. O "Descorchados" nasceu em 1999 como uma seleção dos melhores vinhos do Chile –país de seu escritor, o jornalista especializado Patricio Tapia. Passou a incluir rótulos argentinos em 2006 e uruguaios na edição 2014.

    O guia, publicado em espanhol, inglês e português, é distribuído na América Latina, mas também em países como Estados Unidos, México e China –é editado no Brasil desde 2008.

    Tapia esteve na serra gaúcha no final de novembro para uma avaliação. "Me surpreendeu a diversidade de estilos dos espumantes brasileiros: há, de todas as faixas de preços, opções frescas e leves, boas para piqueniques, mas também mais sérias, ideais para jantares formais", disse o crítico à Folha.

    Até a publicação do guia, a ideia de Tapia é provar cerca de 200 rótulos de espumantes nacionais. "Queremos incluir o máximo possível [de rótulos], mas farei uma seleção dos melhores", disse.

    "A intenção do 'Descorchados' é ter uma fotografia panorâmica do vinho sul-americano neste ano, é como se fosse uma grande reportagem".

    Segundo ele, cerca de 3.000 vinhos devem fazer parte da publicação. E, com o tempo, a participação brasileira tem tudo para crescer.

    "O nível dos espumantes brasileiros subiu muito em muito pouco tempo, e hoje é superior ao dos tranquilos [não espumantes], e mesmo similar ao de mercados mais desenvolvidos; por isso a opção de incluir primeiro os espumantes. Mas queremos, no futuro, incluir alguns tranquilos –tintos, brancos e rosés– também", afirmou.

    Em 2010, uma versão licenciada do "Descorchados", que circulou apenas no Brasil, trouxe uma relação de vinhos nacionais, mas não teve participação do chileno Tapia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024