• Equilíbrio e Saúde

    Sunday, 19-May-2024 02:27:34 -03

    Higiene bucal inclui cuidar de gengiva, bochecha e língua

    JÉSSIKA TORREZAN
    do Agora

    09/09/2008 10h55

    Não basta só escovar os dentes. Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar do resto do corpo. "É preciso entender que a saúde bucal não está separada do resto. Ter uma boca bem cuidada é o início para ter saúde e bem-estar", afirma o dentista Christian Wehba, especialista em periodontia.

    Cuidar dos dentes, da gengiva, das bochechas e da língua previne até doenças mais graves. As bactérias presentes na boca, por exemplo, podem entrar na corrente sangüínea e ir para o coração, agravando a situação de quem tem problemas cardíacos. "Pesquisas recentes mostram que inflamações e infecções da boca podem comprometer a saúde do indivíduo", afirma Wehba.

    O ideal é que os dentes sejam escovados sempre após as refeições --não importa se são refeições completas ou só lanches. Também é indispensável o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia e enxaguantes bucais todos os dias.

    Visitas ao dentista são recomendadas periodicamente. No caso de um adulto que não apresente problemas bucais nem tendência à inflamação das gengivas, a freqüência recomendada é a cada seis meses. Se o paciente for criança e estiver trocando a dentição, consultas de três em três meses são o ideal. Além de importante, a periodicidade nas consultas custa muito menos do que um tratamento mais sério. "É o jeito mais fácil, mais barato e menos doloroso", diz o dentista Marcos Kneese-Flaks, especializado em odontopediatria.

    Os cuidados precisam começar mesmo antes de os primeiros dentes começarem a surgir. Depois de alimentar os bebês, é recomendável passar uma gaze embebida ou uma escova especial.

    A partir do primeiro dente, é necessária a escovação sem flúor. "Quando são muito pequenas, elas engolem muita pasta de dente, e o flúor, nestes casos, não é bom. As crianças podem até desenvolver uma doença que deixa os dentes manchados e quebradiços", afirma Kneese-Flaks. Nos mais velhos, a prótese também tem de ser higienizada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024