• Equilíbrio e Saúde

    Thursday, 16-May-2024 15:07:48 -03

    Dieta pobre em cálcio causa perda óssea em jovens

    DÉBORA MISMETTI
    EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

    24/07/2010 08h31

    A osteopenia, baixa densidade óssea que precede a osteoporose, é mais comum em mulheres após a menopausa ou em homens com mais de 70 anos, mas tem atingido pessoas mais jovens.
    Por exemplo a atriz americana Gwyneth Paltrow, 37, ("Shakespeare Apaixonado"), que descobriu estar sofrendo de osteopenia.

    Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, o consumo insuficiente de derivados de leite e outros alimentos ricos em cálcio vem se tornando cada vez mais frequente entre adolescentes e jovens adultos.

    "Já atendi pacientes na faixa dos 30 com fratura de vértebra por causa disso", diz a presidente em São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
    "O adolescente está parando de tomar leite e derivados e é nessa fase em que o consumo desses alimentos pode aumentar a massa óssea."

    DIETAS DA MODA

    No caso da atriz americana, dietas da moda podem ter sido as culpadas pela falta de cálcio que a levou a desenvolver a osteopenia, descoberta após fratura na perna.

    De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", Paltrow se submeteu a um regime radical antes das filmagens de "Homem de Ferro 2", que excluía derivados de leite e era pobre em carboidratos.
    "Tem até nutricionistas que dizem que adulto não foi feito para tomar leite e o removem da dieta", afirma Castro. A retirada desses alimentos por causa de alergias ou intolerâncias também pode piorar o quadro, se não for feita uma reposição de nutrientes por suplementos.

    O consumo ideal de cálcio para um adulto é de 800 mg por dia, o equivalente a cerca de três copos de leite. No Brasil, a média de consumo fica abaixo disso, em 500 mg.
    De acordo com a endocrinologista, é mais fácil garantir a quantidade ideal de consumo bebendo leite, porque os outros alimentos ricos em cálcio, como couve, feijão branco e tofu, são menos consumidos ainda.

    O aumento do sal na dieta, observado nos últimos anos por causa dos alimentos industrializados, também agrava esse quadro, porque o sódio em excesso eliminado na urina leva junto o cálcio.
    O mesmo acontece se a pessoa come muita carne: as proteínas levam à eliminação do cálcio pela urina.

    A falta de vitamina D, causada pela pouca exposição ao sol, é mais uma causa da falta de cálcio nos ossos. Para detectar o problema, é preciso fazer um exame de densitometria, que só é de rotina para mulheres pós-menopausa e idosos. "Quando a pessoa tem uma fratura por conta disso, é porque o comprometimento já é grave", diz a médica.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024