• Equilíbrio e Saúde

    Tuesday, 23-Apr-2024 05:17:58 -03

    Esporte da moda, 'slackline' desenvolve concentração e força no abdome

    IARA BIDERMAN
    DE SÃO PAULO

    19/12/2012 05h00

    Depois de Madonna dar seus passinhos na "slackline", durante a turnê MDNA, andar nessa espécie de corda bamba virou definitivamente esporte da moda -- seja no calçadão de Copacabana, no Rio, seja no "slack point" do parque Ibirapuera, em São Paulo, inaugurado recentemente.

    "Em São Paulo, o boom mesmo começou há uns dois meses. Já tinha gente praticando antes, em alguns parques, mas não tanto como agora", diz a educadora física Luciana Pereira, que abriu uma empresa para vender equipamentos de "slackline" em São Paulo em agosto deste ano.

    Danilo Verpa/Folhapress
    O professor de educação física Marcio Trivelato ensinando a estudante Karoline Soria a caminhar na 'slackline', na quadra da academia Competition, em São Paulo
    A estudando Karoline Soria anda na 'slackline' ajudada pelo professor Marcio Trivelato na academia Competition, em São Paulo

    O esporte, inventado nos anos 80 por alpinistas na Califórnia, é feito em uma tira flexível, presa em dois pontos fixos (geralmente árvores). O modo básico é caminhar na corda.

    Não é pouco. Ficar em pé numa tira fina, que não para de balançar com o peso do corpo do praticante, exige muita concentração e força nos músculos abdominais e das pernas. A própria Madonna teve uma mãozinha dos bailarinos para dar o seu show.

    Vídeo

    MANIA

    A mania se espalhou antes no Rio de Janeiro. Tudo a ver com os surfistas: os movimentos para busca de equilíbrio são similares aos feitos sobre a prancha.

    Mas os saltos e malabarismos feitos em cima da corda também lembram muito as manobras dos skatistas - "Em São Paulo, tem muita gente do skate praticando 'slackline'", segundo o professor de educação física Márcio Trivelato.

    Ele ensina a prática na academia Competition, em São Paulo. "É uma aula de equilíbrio, o aluno começa subindo em bolas de diferentes tamanhos, até chegar ao ponto alto do treino, que é andar na corda."

    A prática de "slackline" ajuda a desenvolver o equilíbrio e a velocidade de reação, além de melhorar a postura e fortalecer músculos do abdome e das pernas, segundo Trivelato.

    Mesmo sem ter aulas, qualquer um pode tentar dar seus passinhos. "É só a montar a corda em um parque que junta uma turma pedindo experimentar", conta Luciana Pereira.

    Quem experimenta pela primeira vez só consegue ficar em cima da corda apoiado no instrutor. "Ficar de pé no 'slackline' é o desafio. Dar dois passos, uma grande conquista", diz Pereira.

    Trapezistas de final de semana podem demorar até um mês para dar três passos, mas alguns surpreendem e conseguem a façanha logo nas primeiras tentativas.

    "No geral, depois de quatro aulas mesmo quem acha que nunca vai andar na corda bamba já dá seus primeiros passos", afirma Trivelato.

    Um segredo é manter a concentração, segundo Pereira. O outro é fixar o olhar em um ponto fixo - de preferência, a árvore ou poste onde a fita está amarrada.

    "A tendência é olhar para o pé, mas, ao abaixar a cabeça, a pessoa perde o equilíbrio", diz Trivelato.

    Outras dicas são colocar o pé sempre no sentido do comprimento da fita, nunca de lado, deixar os joelhos ligeiramente flexionados e os braços abertos.

    Para vencer o primeiro desafio (ficar de pé na "slackline"), Trivelato recomenda que o iniciante não pense em subir, e sim empurrar a tira para baixo.

    As tiras para quem está começando devem ter entre seis e oito metros - quanto mais comprida, mais instável fica - e ficar a uma altura entre 30 cm e 50 cm do chão.

    Divulgação
    Equipamento de slackline: tira, catraca e protetor de árvore
    Equipamento de slackline: tira, catraca e protetor de árvore

    Um kit básico de "slackline", com tira de 8 m a 10 m, catraca para amarrar a tira, proteção para a árvore e fecho de segurança, custa entre R$ 200 e R$ 400.

    VERTENTES

    Quem já tem experiência pode ir mais alto e mais longe e experimentar as outras modalidades da corda.

    Há cinco vertentes principais do esporte, segundo o educador físico Eric Volpe, da assessoria esportiva Fit Five.

    A 'trick line' é para os mais experientes, caracterizada por saltos e acrobacias em uma fita um pouco mais larga.

    Na "long line" o desafio é conseguir percorrer uma tira mais longa (20 m de comprimento) e mais fina, portanto, mais instável.

    A "high line" é a variedade usada por alpinistas: a tira fica pelo menos 5m acima do solo e é presa com mosquetões (elo de metal com mola para prender cordas).

    A "yogaline", como diz o nome, consiste em ficar nas posturas da ioga em cima da corda.

    E a "water line" é feita com as tiras colocadas sobre piscinas ou lagos.

    Divulgação
    O empresário Rogerio Tozzi,que vende equipamentos de 'slackline' e organiza eventos esportivos faz pose na 'yoga line
    O empresário Rogerio Tozzi,que vende equipamentos e organiza eventos de 'slackline', faz pose na 'yoga line'

    AULAS E EQUIPAMENTOS

    Fit Five: aulas individuais e em grupo, com personal trainer.
    www.fitfive.com.br

    Competition: aulas em grupo, para alunos matriculados na academia.
    www.competition.com.br

    Dragon Slacklines: venda de equipamento e organização de aulas públicas e campeonatos de slackline
    e-mail: dragonsportsbalance@hotmail.com
    tel.: 0/xx/11/3340-6688

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024